segunda-feira, 27 de julho de 2009

Culinária Indiana - Parte I

Boa Noite Mundo,

Vou quebrar um pouco o nosso combinado, combinei com vocês de trazer o especial "Culinária Indiana" a partir do dia 1 de Agosto né?! Porém como sou uma pessoa anciosa, que a cada dia que passa fica mais fascinada pelos sabores indianos, resolvi antecipar o lançamento desse especial.

Culinária Indiana:

"Por que a cultura indiana está em alta? Vocês já se perguntaram o por que? Não sou eu que sei o por que, porém tenho uma opinião formada sobre esse assunto, e minha opinião passa longe da Globo e da novela Caminho das Índias. A desbravação da cultura indiana, recheada de lendas, místicas e histórias passa pela globalização, passa pela vontade e necessidade do povo em descobrir novos horizontes, novas descobertas, passa pela criação de novos hábitos comerciais. Quem não conhece alguém que está ganhando dinheiro com essa onde de Hare Baba?! Pois é, a desbravação da cultura indiana é muito além de uma novela, são forças políticas, forças mercadológicas e acima de tudo, necessidade do povo de aprendizado, de cultura, de ensinamentos."
Pensando nisso, resolvi desmistificar a culinária indiana.
Quando pensamos em comida indiana, pensamos logo em pimenta, aquela pimenta vermelha, bem picante. Pois bem, a culinária indiana, não se resume apenas a pimenta, é uma cozinha onde utiliza-se muitos temperos como a cúrcuma, o cominho, galangau, raiz de coentro, alho, gengibre, cravo, canela, etc. E a combinação desses variados temperos dá origem ao tão sonhando e famoso Curry. Podemos graduar o nível de pimenta em 5 níveis, podendo assim agradar a todos os paladares. Sem dúvida nenhuma a combinação de temperos mais famoso é o Garam Masala, que literalmente indica "mistura de temperos picantes".
Uma vez li uma frase em um livro que me marcou muito: "A Cozinha da Índia é perfume para o olfato, deleite para o paladar, alimento para o corpo e néctar para a alma."
A cozinha indiana tem como ponto forte as sua cores vibrantes, os seus deliciosos aromas e suas texturas exuberantes.
Em função das culturas religiosas, a cozinha indiana segue periodicamente um ciclo de mudanças, receitas clássicas, em função da religião passam por mudanças nos ingredientes e no modo de preparo, dando assim origem a uma receita contemporânea.
Religião: Muçulmanos não comem carne de porco, por considerarem esse animal anti-higiênico, já os Hindus não comem carne bovina pois a vaca é um simbolo sagrado.
Enfim, a cozinha indiana não se resume a receitas, e sim a histórias, tradições, lendas e acima de tudo ingredientes. A Índia não se apega a receitas, e sim a ingredientes, que numa fusão dão origem a pratos magníficos, com sabores distintos e inigualáveis.
Cozinha Indiana: "Comida sem tempero é como o verão sem sol".
Receita de Hoje: A receita de hoje é uma das mais tradicionais da Índia.
Garam Masala:
Ingredientes:
- 4 pedaços de 5g de Canela em Pau;
- 12 folhas de louro;
- 5 bagas de cardamomo preto;
- 20 bagas de cardamomo verde;
- 2 Colheres de Sopa de Sementes de Coentro;
- 2 Colheres de Sopa de Sementes de Cominho;
- 1 Colher de Chá de Cravos;
- 1 Colher de Chá de Pimenta-Preta em Grão.
Modo de Preparo:
- Em uma frigideira quente em fogo médio, adicionar a canela, as folhas de louro e o cardamomo preto; Deixar tostar por 30 segundos, mexendo a frigideira;
- Adicione o restante do ingredientes e continue tostando-os, por mais 1 minuto; Cuidado para não queimar;
- Apague o fogo e transfira os ingredientes para um prato e deixe esfriar;
- Transfira os ingredientes para um pilão, e moa até ficarem completamente moídos.
Dica do Chef: O Garam Masala pode ser moído no processador, porém a tradição indiana indica que os currys sejam moídos nos pilões de pedra ou de granito.
Conservação: Em pote fechado o Garam Masala pode durar até 6 meses.
O Garam Masala é composto por ingrediente do norte da Índia, e é geralmente utilizado na finalização da receita, com o propósito de deixar um aroma delicado de temperos torrados.
Indicação:
Curitiba: Restaurante Lagundri
Rio de Janeiro: Sawasdee
Pessoal,
Hoje fiz apenas uma apresentação do que é a cozinha indiana. Nos próximos post`s apresentarei alguns ingredientes, temperos e etc. Receitas mais elaborada, cardápios para almoços e jantares também estarão sendo apresentados.
Um grande Beijo e Abraço,
Fiquem com Deus,
Chef Arthur Junior
"O Trabalho enaltece o homem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário