domingo, 5 de julho de 2009

Bolinho Carioca

Alô Alô Planeta Terra,

É um imenso prazer escrever para vocês.

Vou começar dando os parabéns aos meus queridos amigos que fizeram aniversário esse Fim de Semana.
Na Sexta, a Chef Ale Rosa completou mais uma primavera, e ontem o Chef André Brotto pode assoprar as velinhas. Muitas Felicidades, Muita Paz, Saúde, Amor, Sucesso e Tudo de Bom porque vocês merecem.

Falando no Aniversário da Ale, a comemoração foi sexta no Aos Democratas, com direito a muito Chopp, muita Caipirinha, Bolinhos variados, Muito Samba de Raiz e muito papo.

E hoje o prato do dia é o Bolinho Carioca, que podemos encontrar no Aos Democratas, que aliás é saborosíssimo.
O Bolinho Carioca nada mais é do que Bolinho de Abóbora com Carne Seca.

Bolinho Carioca:

Ingredientes:

Recheio de carne-seca:

-300 g de carne-seca;
-1 colher (sopa) de azeite;
-2 dentes de alho picados;
-1 cebola média picada;
-2 colheres (sopa) de salsinha bem picada;
-2 colheres (sopa) de cebolinha bem picada;
-Sal, Pimenta-do-reino e Noz-moscada;

Massa:

-250 g de abóbora japonesa;
-1 buquê de ervas aromáticas (tomilho, alecrim, salsinha, manjericão etc.);
-Sal;
-60 g de manteiga;
-350 ml de leite;
-450 g de farinha de trigo;
-1 colher (sopa) de azeite;

Para empanar:

-300 g de farinha de rosca;
-5 ovos;
-250 ml de leite;
-1 l de óleo (ou mais, se necessário, para fritar).

Modo de Preparo:

Carne-seca: Corte a carne em cubos, cubra com água e gelo e deixe demolhar por 24 horas, trocando a água a cada seis horas e acrescentando gelo. Escorra, coloque água limpa e cozinhe em panela de pressão por cerca de trinta minutos ou até ficar bem macia. Escorra e desfie a carne, deixando-a bem limpa, sem gorduras nem nervuras. Numa frigideira, aqueça o azeite, junte o alho e deixe dourar. Adicione a cebola e mexa até murchar. Coloque a carne-seca desfiada e tempere com as ervas, sal (se necessário), uma pitada de pimenta-do-reino e outra de noz-moscada. Reserve.

Massa: Descasque a abóbora, tire as sementes e coloque numa panela. Cubra com água (cerca de 1 litro), junte o buquê de ervas, uma pitada de sal e leve para cozinhar. Quando ficar macia, descarte o buquê e separe 350 mililitros do caldo (despreze o resto). Coloque a abóbora escorrida no liquidificador e bata com metade da manteiga e um pouco do caldo reservado (só o suficiente para bater). Leve o leite e o restante do caldo reservado para ferver numa panela, junto com a abóbora. Despeje de uma só vez a farinha de trigo e misture bem. Cozinhe, mexendo sempre, até a massa começar a se desgrudar do fundo da panela. Junte, então, a outra parte da manteiga e o azeite. Misture bem para homogeneizar. Passe a massa para uma pedra, cubra com um pano úmido e reserve.

Fazendo os Bolinhos: Retire uma colher (sopa) de massa, abra na palma da mão e coloque uma colher (chá) cheia de recheio – para uma medida mais exata, calcule 30 gramas de massa para 10 gramas de recheio ou divida a massa e o recheio em trinta porções iguais antes de começar a moldar os bolinhos. Para empanar, passe os bolinhos na farinha, nos ovos batidos com leite e na farinha novamente. Coloque o óleo numa panela ou frigideira funda. Junte mais óleo se necessário, para que os bolinhos fiquem submersos e fritem por igual. Leve a frigideira ao fogo, aqueça até ficar bem quente (180 graus) e frite os bolinhos aos poucos, até dourarem. Escorra bem e sirva.

Rende: 30 Porções

Dica do Chef: Na hora da fritura, para saber se o óleo já está no ponto, colocamos um palito de fósfora no oléo, quando ele acender e apagar, retire o palito e comece a fritura.

Como eu tinha prometido, vou postar algumas fotos do nosso encontro no Ripa na Chulita, e no próximo post pretendo trazer as fotos do Níver da Ale, no Aos Democratas.

Galera,
Espero que tenham gostado.

Beijos e Abraços,

Chef Arthur Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário