sábado, 1 de agosto de 2009

Culinária Indiana: Parte III

Salve Salve Simpatia,
Como vocês estão?
É com imensa felicidade que venho dividir com vocês a grata surpresa que tive essa semana, o Blog Chef Arthur Junior está na lista dos 30 melhores Blogs Culinários do Brasil, eleito pela Veja Blog. Sem dúvida nenhuma esse reconhecimento se deve muito a participação de vocês, meus leitores.
Para hoje separei alguns condimentos especiais da culinária indiana:
- Coentro(dhania): Especiaria muito aromática. Suas folhas e suas sementes podem ser utilizadas em diversas receitas. Suas folhas podem ser utilizadas nas receitas para dar sabor, aroma ou como decoração. Já as sementes são utilizadas no tradicional Garam Masala. No Brasil o Coentro é muito utilizado na culinária nordestina.
- Louro(tej patta): O Louro utilizado na culinária indiana é provenienta da árcore de canela, sua folha é fina e longa, com aroma picante, porém sabor adocicado. Na Índia utiliza-se o louro para realçar o sabor das carnes e do arroz, ingrediente indispensável da culinária estilo mogol, do norte da Índia. As lendas dizem que o chá de louro serve para quem tem problemas com a digestão.
- Pimenta(mirchi): Apesar das centenas, milhares de tipos de pimentas existentes no mundo, os indianos dão preferência as pimentas cujo a coloração é verde. Para identificar uma boa pimenta, é fácil, deve estar brilhante e macia. Quanto menor mais apimentada. A origem do ardor das pimentas é a capsaicina, óleo volátil que é encontrado no núcleo das sementes. Quem queira receitas menos apimentadas, o melhor é retirar as sementes. As pimentas em pó, são menos apimentadas pois no processo industrial são misturadas com outras especiarias, diminuindo seu grau de ardência. As pimentas vermelhas, mais utilizadas no Brasil, são menos picantes e tem uma durabilidade maior.
- Sementes de Cominho(jeera): Presente na maioria dos pratos indianos, e especiaria tradicional no preparo do Garam Masala. Tem um sabor levemente amargo e picante, lembra de longe o Curry. Rico em Cálcio.
A receita de hoje é um delicioso petisco tradicional indiano:
Tikky de Batata com Coentro e Cominho(Aloo Tikkya): Na Índia esse petisco é tradicionalmente vendido pelas ruas.
Ingredientes:
- 200g de Batata Picada;
- 100g de ervilha fresca;
- 2 fatias de pão branco;
- 1 cebola bem picada;
- 1/2 colher(chá) de coentro em pó;
- 1/2 colher(chá) de sal;
- 1/2 colher(chá) de pimenta em pó;
-1/2 colher(chá) de cominho em pó;
- 5 cm de gengibre ralado;
- um punhado de folhas de coentro picadas grosseiramente;
- 1 colher(sopa) de óleo vegetal;
Modo de Preparo:
- Cozinhe as batatas por cerca de 15 min(macias) e as ervilhas por 8-10 min(macias), seque bem as ervilhas e amasse-as. Reserve as ervilhas amassadas e as batatas cozidas;
- Umedeça os pães em água fria por 5 min;
- Esprema o pão para sair o máximo de água possível. Misture em uma tigela o pão, as batatas, as ervilhas e os ingredientes restante;
- Divida a massa em 12 porções, fazendo em forma de hambúrguer. Com 1cm de diâmetro.
- Aqueça o óleo, e grelhe os dois lados do hambúguer de batata.Cerca de 2 minutos de grelha de cada lado, até que os dois lados estejam dourados e crocantes.
Essa receita rende 12 porções e pode ser feita antecipadamente, depois sendo apenas reaquecida em forno a 180 graus por 10 minutos.
Pessoal,
A receita de hoje foi um pedido dos meus amigos vegetarianos, que sabem que a culinária vegetariana é muito forte na índia.
Amanhã trago mais receitas, imagens e curiosidades.
Beijos e Abraços,
Chef Arthur Junior
"O Trabalho enaltece o Homem."

Um comentário: