quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fim de Ano...

Salve Salve Simpatia,


Alô meu povo, e aí galera, como andam as positividades?


Como todo pobre e sofrido brasileiro, tenho corrido bastante, mas com muitas novidades, não pude me aguentar e estou passando aqui para contar à vocês, estarei de volta ao Porta Romana Trattoria, acabei de bater um papo com a galera, mas por tempo determinado, volto para aprender e para introduzir alguns pratos que venho sigilosamente elaborando e testando, para 2011 o Trattoria virá bem bacana, com novos pratos e novos desafios, todos sabem que já passei por outros restaurantes, alguns top estrelados pelo Guia 4 Rodas, mas nenhum consegue bater a minha preferência pelo Trattoria.

- Mudando de assunto, está chegando o fim de ano, tempo de natal e ano novo, tempo de mudanças, de pensamentos, de vibrações positivas, e... de muita comida boa, para que possamos passar o fim de ano sem que a balança fique chateada com agente venho elaborando um cardápio de fim de ano, para aqueles que como eu, não podem se dar ao luxo de esquecer a balança.

O cardápio light para natal e ano novo está ficando bem legal. Aguardeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem!

- Aproveitando a minha passagem aqui pelo blog, peço a vocês, meus visitantes, que dêem uma força ao meu querido amigo Chef Gustavo Rocha(Participante do Super Chef Mais Você e Chef do quadro Blitz do Chef Mais Você) a ser capa da revista Prazeres da Mesa, é só votar na capa com o prato de sua autoria no site: http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirMateria/3402/ao-vivo-sao-paulo

- Galera, acabei de ter um excelente surpresa, fui convidado para participar da Especialização em Verrines no Centro Europeu em Curitiba, e o mais fantástico que vai ser com meu parceiro Chef Diego Lozano, do Galeria Chocolate - SP. Será nos dias 23 e 24 de Novembro.

Agora vamos falar um pouco de receitas?

Hoje trago uma receita especialíssima, bem verão e bem light.

Rocambole de Maça e Passas:

Ingredientes:

- 200 ml de leite desnatado
- 300 g de farinha de trigo
- 5 maçãs verdes, sem casca, cortadas em cubinhos
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de uva passa preta sem sementes
- 4 colheres (sopa) de margarina light
- 3 colheres (sopa) de adoçante culinário
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 embalagem de fermento biológico seco instantâneo
- 1 embalagem de polpa de laranja congelada

Modo de Preparo:

1 Em uma vasilha, misture o fermento com o açúcar e um pouco do leite. Deixe repousar por 5 minutos. Junte os ovos, a farinha, 2 colheres de adoçante e a margarina.
2 Misture, adicionando o leite aos poucos até que a massa descole dos dedos. Se precisar aumente a quantidade de farinha ou de leite.
3 Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.
4 Em uma panela, coloque a maçã, 1 colher do adoçante restante e a polpa da laranja e leve ao fogo até ferver. Cozinhe por 5 minutos, desligue e deixe esfriar.
5 Abra a massa sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha no formato de um retângulo. Espalhe a maça cozida e a uva passa. Feche a massa, formando um rocambole e leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar ligeiramente. Sirva quente ou frio.

Para acompanhar eu indico uma bola de sorvete de canela.

Sorvete de Canela:

Ingredientes:

- ½ litro de leite longa vida integral em embalagem tetra pak;
- 3 colheres(chá) de canela em pó;
- 1 caixa de creme de leite fresco;
- 13 colheres(sopa) de açúcar;
- 4 colheres(sopa) de glucose em pasta;
- 5 gemas

Modo de Preparo:

- Em uma panela, ferva o leite, a canela e o creme de leite; Quando ferver abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos - Reserve;
- Bata na batedeira por cerca de 5 minutos a glucose, 10 colheres de açúcar e as gemas;
- Após os 5 minutos, continue batendo por 1 minuto, adicionando a mistura do leite, em fio;
- Após bater, leve os ingredientes batidos a uma panela em fogo baixo, batendo com um batedor manual até engrossar, não deixe ferver;
- Passe por uma peneira de malha fina;
- Leve ao freezer por 8 a 12 horas;
- Nas primeiras 4 horas, bata na batedeira por 1 minuto, de 30 em 30 minutos.

Sirva com o Rocambole e seja feliz.

É isso aí galera, por hoje é só, semana que vêm têm a especialização em verrines(sobremesas em copinhos) e vocês poderão acompanhar tudo por aqui, assim como todas as novidades do Porta Romana Trattoria.

Um Beijo do Chef,

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário