Boa Noite Pessoal,
Hoje venho aqui falar um pouco sobre o Bacalhau, muito consumido por nós brasileiros, na sexta-feira santa, que por sinal está chegando.
O Bacalhau, que foi introduzido na alimentação, pelos portugueses. Tido como alimento não-perecível, por poder ser salgado mantendo suas características físicas e gustativas.
O Bacalhau foi muito utilizado pelos portugueses nas travessias que efetuavam, depois de muitas tentativas com diversos peixes locais, encontraram no Bacalhau o peixe perfeito, para a alimentação durante as travessias.
Hoje encontramos o verdadeiro e saboroso bacalhau na Noruega, maior exportador de bacalhau na atualidade. O Bacalhau foi integrado em 2000 na lista da WWF de animais em extinção.
Reconhecer o verdadeiro bacalhau:
É muito comum que se encontre para vender nos mercados brasileiros peixes semelhantes ao bacalhau, que porém não o são. O bacalhau verdadeiro é largo e alto, com lombos bem grossos. Seu rabo possui cor uniforme e bordas brancas indicam que o peixe não é o verdadeiro bacalhau do Porto. A cor de seu corpo é puramente branca, sendo os peixes mais amarelados de uma outra espécie.
Dessalgar:
- Cozinhar o bacalhau no Leite;
ou
- Deixar de molho na água gelada por 24 horas, trocando a água de 4 em 4 horas.
Receitas:
- Bolinho de Bacalhau:
Ingredientes:
1,5 Kg de Bacalhau; 1 Kg de Batata(tipo de batata seca, boa para fritura); Salsinha a gosto; Pimenta do Reino; 2 claras; Azeite de Oliva.
Modo de Preparo:
- Dessalgar o Bacalhau;
- Desfiar o bacalhau com o auxílio de um pano de prato retirando a pele e as espinhas;
- Cozinhar as batatas;
- Misturar as batatas amassadas, o bacalhau e a salsinha;
- Acrescentar a pimenta do reino e as claras batidas em neve;
- Untar a mão com o azeite e enrolar;
- Fritar em óleo abundante.
OBS: Pode-se acrescentar azeitonas verdes picadas.
Bacalhau a Gomes de Sá
Ingredientes:
1 Kg de Bacalhau, 1 Kg de Batatas, 3 Ovos Cozidos, 3 cebolas, 3 dentes de alho, azeite a gosto, salsinha, sal, pimenta e azeitonas pretas.
Modo de Preparo:
- Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
- Ao mesmo tempo cozinhe as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozinhar demais. Deixe esfriar um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
- Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as numa frigideira larga e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
- Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebola sem refogar (por isso frigideira larga). Acerte o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno 15 minutos, até dourar,
- Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.
Pessoal,
Por hoje é só, durante a semana trago mais receitas.
Beijos e Abraços,
Chef Arthur Junior
Receitas: http://www.bacalhau.com.br/
Restaurante: http://www.reidobacalhau.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário