segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alguns cuidados...

Salve Simpatia,

Como andam vocês?
Do lado de cá está tudo muito corrido, final de semestre é sempre uma correria muito grande. O coração continua acelerado, o fim do curso vai chegando, a saudade já vai batendo daqueles que durante um ano estiveram comigo, na alegria, na tristeza, nas brincadeiras e nos stresses. Estamos entrando na última semana de aula, com certeza levarei muitos em meu coração, aprendi com todos, alguns mais outros menos, porém todos me ensinaram, com suas histórias de vida, afinal sou o caçula da turma, conquistei amigos, mães, irmãs e até avós, como a Dona Mery(Uma Senhora exemplo de vida, de garra, de vitalidade, e etc).

Enfim vamos ao assunto de hoje. Hoje não tem receita, nem indicações. Hoje vou falar um pouco de dois cuidados muito sérios que temos que ter na cozinha.
Como comprar Peixe e Como higienizar os legumes e verduras.

A Higienização dos Legumes e Verduras:

- Para legumes, geralmente a simples lavagem com água corrente já é o suficiente. Para as verduras (folhosas), principalmente as abertas, devemos tomar outros cuidados simples, mas importantes.

- A lavagem de verduras é muitas vezes apresentada de forma muito complexa, deixando as pessoas confusas, fazendo com que elas desistam de realizar a lavagem. Alguns métodos simples e eficazes de higienização:

- Lavagem com solução de vinagre: basta colocar os vegetais em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Após meia-hora, retire os vegetais e lave-os com água corrente. O meio ácido faz com que as larvas e ovos, assim como as amebas, se desgrudem dos vegetais e se desprotejam, não matando os mesmos, que devem ser retirados com a água corrente.

- Lavagem com água sanitária: coloque os vegetais imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio), por 15 minutos. Após feito isso, lave-as com água corrente. O cloro mata as larvas e bactérias, sendo uma opção mais segura. Porém, o cheiro residual do cloro pode permanecer nos alimentos, apesar da lavagem com água corrente.

- Lavagem com solução com hidrosteril: é um produto encontrado em supermercados e farmácias, sendo um composto de cloreto de sódio e permanganato de potássio. É uma boa opção de uso, sendo eficazes por matarem as larvas e bactérias.

Como comprar Peixes:

Peixes Frescos:

- Os olhos devem estar brilhantes;
- A carne deve estar firme;
- As guelras devem estar bem avermelhadas;
- Sem cheiro forte, de amônia;
- Deve ter cheiro de maresia;

Peixes Congelados:

- Os peixes congelados ao contrário do mito urbano, tem o mesmo sabor e os mesmos valores nutritivos dos peixes frescos;
- A embalagem deve estar em perfeito estado, sem rasgos;
- Não deve ter placas de gelo dentro da embalagem;
- Deve estar CONGELADO, isso é estar abaixo de 18ºC;

Peixes em Conserva:

- Podem ser utilizados sem problema, porém não com frequência, em função dos aditivos químicos que se encontra na conserva.

Dicas:
- O Peixe não deve ser congelado por mais de 2 meses; Risco de alteração de cor e sabor.
- Nunca temperar o Peixe com Limão, pois o Limão inicia o processo de cocção, fazendo com que o peixe amoleça.
- Para assar na churrasqueira, dê preferência a peixes menores, que são mais saborosos e mais rápidos de assar. Os mais comuns de água salgada são: Robalo, Garoupa e Tainha. Água Doce: Tambaqui, Pacu, Pirarucu e Tucunaré.


Pessoal,
Por hoje é só. Qualquer dúvida relacionada ao tema podem enviar por e-mail ou pelo espaço voltado aos comentários.

Tenham uma ótima semana,

Beijos e Abraços,

Chef Arthur Junior

2 comentários:

  1. pow vlw por esse toque do peixe parcero, agora vou ate comprar um peixe la em seropedica pra fazer com geral.
    rsrs

    abraço,
    sucesso ai chef .. ta mandando bem

    Vitor (vulgo Zeca)..rs

    ResponderExcluir
  2. Tamo Junto Meu Parceiro,
    Fico feliz que você e outras pessoas que acompanham meu blog estejam gostando.

    Grande Abraço e em Julho é tudo nosso

    ResponderExcluir