sábado, 19 de dezembro de 2009

Momento Natalino

Boa Noite Pessoal,

Estou sumido, eu sei disso... Faculdade, idas e vindas ao Rio de Janeiro e viagens me fizeram "esquecer" um pouco do Blog. Porém estou de volta para trazer algumas novidades e notícias, além de algumas receitas natalinas.
- Começo parabenizando o meu amigo Chef Gustavo Rocha(Guga), pela matéria da Revista Prazeres da Mesa(Dezembro/2009), sobre a cozinha quilombola. É o reconhecimento do seu trabalho, da sua pesquisa e do seu amor pela gastronomia brasileira. Galera vamos comprar a Prazeres da Mesa porque vale a pena, matérias legais sobre a valorização dos insumos nacionais.
- Com o coração dividido, me despedi no dia 04/12 do Porta Romana Trattoria, agradeço de coração a todos aqueles que fizeram parte da minha excelente passagem por lá. Ficaram amigos, experiência e principalmente o amor pela casa. Agora é relaxar porque em breve novos desafios começarão.
Agora trago a vocês 3 receitas muito boas e bem simples de se fazer para o Natal. Com essas receitas, o seu Natal irá ser um sucesso absoluto.
- Arroz Sultana:
Ingredientes: 20g de Amêndoas(Em Lâminas); 20g de Uvas Passas(Sem Sementes); 20g de Damasco(Em Tiras); 20g de Castanha de Caju em Pedaços; 10g de Curry; 50g de Manteiga; 300g de Arroz Cozido; Sal e Pimenta Branca.
Modo de Preparo: Refogar as Amêndoas, as Uvas Passas, o Damasco e a Castanha na Manteiga por 5 minutos, em fogo médio; Adicionar o Curry e mexer bem; Agregar o Arroz Cozido e finalizar com o sal e a pimenta.
- Kafta a la Chef Arthur:
Ingredientes: 2 Kg Carne Bovina Moída(2x); 7 Dentes de Alho; 1 Noz Moscada Ralada; 1 Colher de sopa de Páprica Doce; 1 Colher de sopa de pimenta do reino; 10 biscoitos de água&sal; 1 cebola; 1/2 maço de hortelã picado; Sal; 1/4 maço de salsinha picada; 5 colheres de azeite; 5 colheres de alecrim.
Modo de Preparo: Num liquidificador bata alho, a noz moscada, a cebola, a pimenta, o azeite e o alecrim. Adicione esse tempero a carne, assim como os demais ingredientes. Faça pequenas "linguiças" e grelhe até o ponto desejado. Sirva acompanhado de Gomos de Limão e Pimenta Tabasco.
- Lombo Recheado com Frutas Secas:
Ingredientes: 2 Kg de Lombo de Porco Magro; 500g de Lombo de Porco(Moído); 6 dentes de alho; Suco de 1 Limão; 1 Cebola; 350g de Ameixa Picada; 4 fatias de pão de forma moído; 200ml de vinho branco; 2 colheres(sopa) de alecrim; 200g de Frutas Secas(Damasco, Figo Seco e Uva Passa); 100g de cereja marrasquino; Sal e Pimenta.
Modo de Preparo: Abra o lombo em manta; Tempere-o com o suco de limão, 2 dentes de alho amassados, vinho branco, pimenta, sal e alecrim picado. Prepare o recheio com o lombo moído, alho e cebola picados, sal, pimenta, pão de forma molhado no leite, frutas secas e a cereja. Recheie o lombo inteiro e enrole-o como um rocambole. Amarre-o com um barbante e leve-o para assar. +ou- 40 minutos de forno.
Corte-o em rodelas, decore com galhos de alecrim, cerejas marrasquino e com o molho de laranja.
Molho de Laranja: - Numa panela, derreta 2 colheres de açúcar, deixe caramelizar e adicione 600ml de suco de laranja. Deixe ferver, quando o caramelo estiver dissolvido, adicione 1 colher de amigo e bata bem p não empelotar. Deixe engrossar, e o molho está pronto.
Pessoal, essas são as minhas dicas para a ceia de Natal, fugir do tradicional as vezes é bom.
meu e-mail é: arthur.mjr@gmail.com
Quem quizer sugestões, receitas especiais, dicas é só mandar um e-mail que rapidamente entrarei em contato.
Pessoal, por hoje é só!
Se por um acaso eu não conseguir mais vir aqui, desejo a todos vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, que o Natal e 2010, seja repleto de Paz, Amor, Saúde, Alegria, Sucesso e que Seja repleto de realizações para todos vocês meus amigos(as). Que Deus abençoe as nossas vidas cada vez mais. Desejo tudo de bom do fundo do meu coração. Que 2010 seja 1000 vezes melhor que 2009.
Feliz Natal e um Excelente 2010!
Beijos e Abraços,
Chef Arthur Junior